94164-9328

O que é Java?

Java é uma linguagem de programação que surgiu a partir de um projeto iniciado em 1991 denominado Green Project da empresa Sun Microsystems (posteriormente adquirida pela Oracle). Originalmente a idéia era desenvolver programas
destinados a dispositivos inteligentes e aparelhos eletrônicos que pudessem ser executados em hardwares diversos.

Para atingir esse objetivo era essencial, do ponto de vista estratégico, criar um sistema operacional que permitisse a utilização desses programas em uma ampla variedade de equipamentos. Foram feitos alguns testes usando C++ como linguagem de desenvolvimento para esse sistema, porém os resultados foram considerados insatisfatórios. A equipe do projeto decidiu então construir uma nova linguagem. Assim nasceu a linguagem Java, cuja sintaxe é baseada em diversas outras linguagens, porém com destaque para as influências de C e C++.

Tendo desenvolvido a linguagem e um sistema operacional com uma interface gráfica, a Sun passou a utilizá-los para desenvolver um PDA denominado Star 7. A empresa entrou em uma concorrência para fornecer tecnologia para TV a cabo interativa com o intuito de usar o Star 7, porém foi derrotada. Tentou-se ainda encontrar novos mercados para o PDA, porém na época não houve sucesso.

Devido a isso, a empresa resolveu voltar-se para a internet, e aplicou a tecnologia Java em navegadores para executar programas em Java na web. A empresa criou um navegador em 1995, denominado HotJava e apresentou o navegador e a tecnologia Java em sua conferência anual.

A tecnologia Java é formada pela linguagem, pela plataforma interface de programas e aplicativos – API e máquina virtual – JVM – Java Virtual Machine.

Em 1995, a tecnologia Java foi incorporada com grande sucesso no Netscape Navigator, o principal navegador daquela época. Isso fez com que a linguagem ganhasse grande visibilidade. Em 1996, a Sun disponibilizou de forma gratuita um kit de desenvolvimento de software, o famoso JDK – Java Devoloper’s Kit.

Desde então, a tecnologia Java cresceu exponencialmente e atualmente está presente em diversos dispositivos como telefones celulares, impressoras, webcams, laptops, PDAs, uma série de aplicativos web, smartcards, etc.

Que tipo de aplicações podemos criar com Java?
Java permite escrever diversos tipos de aplicações: programas para rodar em navegadores e serviços web, aplicativos do lado do servidor (server-side), aplicativos para celulares e outros dispositivos digitais.

Java é uma linguagem muito versátil, completamente orientada a objetos, que oferece suporte, programação concorrente e sistemas distribuídos e conta com uma ampla gama de desenvolvedores no mundo inteiro.

Você ainda precisa de mais algum motivo para aprender Java? Se precisar, podemos acrescentar que programadores Java são muito bem pagos…

Leave a Reply