O que é SQL?

SQL significa – Structured Query Language – que poderíamos traduzir como Linguagem Estruturada de Consultas. A linguagem SQL foi desenvolvida para ser uma linguagem padrão para operações em banco de dados.

Foi criada pela IBM no início dos anos 70 e padronizada por entidades como a ANSI – American National Standards Institute e também pela ISO – International Standard Organization no final dos anos 80, a fim de unificar um padrão de linguagem para operações em banco de dados. Isto deu origem ao que hoje chamamos de linguagem SQL ANSI, também conhecido como SQL padrão.

A linguagem SQL é independente de hardware ou de software, ou seja, ao usar SQL padrão você não precisa saber a respeito do software de banco de dados envolvido na operação ou sobre o funcionamento do hardware que vai executar a instrução. Tudo que é necessário saber é a instrução SQL para solicitar as informações.

Entre outras instruções, a linguagem SQL possui comandos para: criar bancos de dados e tabelas, inserir, excluir, selecionar e alterar dados.

Se você planeja tornar-se um programador, pode ter certeza de uma coisa: Você vai precisar aprender SQL.