11 3477-5176

O que é Lógica de Programação?

Lógica de Programação é a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir um determinado objetivo. Essas sequências lógicas são adaptadas para linguagem de computador pelo programador a fim de produzir software.

Uma sequência lógica é denominada algoritmo. Então podemos dizer em linguagem mais coloquial, que um algoritmo é uma sequência de passos para atingir um determinado objetivo. Como podemos ver a lógica de programação trata basicamente de construir algoritmos que serão transformados em programas de computador.

Programas de computador, portanto são instruções lógicas que obtém dados do meio externo (que pode ser um usuário ou um arquivo) e fazem o processamento desses dados gravando as informações alguma mídia como o HD ou enviando-as para o usuário através de algum dispositivo. Na realidade, tudo o que vemos em um computador em termos de sistema operacional e aplicativos, são programas que foram desenvolvidos por programadores. O programador necessita ter um pensamento lógico bastante desenvolvido, analisando sempre causa e efeito, e acima de tudo ser paciente e persistente.

Quem quer começar uma carreira como programador deve primeiro aprender lógica de programação. Uma base sólida em lógica garante ao iniciante conhecimentos suficientes para aprender qualquer linguagem de programação, seja ela C, C++, Java, Object Pascal (Delphi), PHP, VB, C#, etc.

Agora que você já conhece a importância de aprender lógica de programação, comece a estudar e garanta o seu emprego, afinal estamos com falta de programadores no mercado.

Até a próxima …

One Response to “O que é Lógica de Programação?”


  • Adilson Henrique Alfredo Joaquim /

    gosto muito de programação principalmente da logica de programação um dos ramos do curso da ciência de computação.
    pretendo entender um pouco mais sobre a programação……


Comments are closed.